in

10 dicas para economizar dinheiro

Como poupar durante a crise.

Por mais que não tenhamos controle sobre a economia temos controle das nossas atitudes, e ter bons hábitos financeiros é essencial tanto em tempos de crise como em tempos de bonança.

Acredito que para muitas pessoas assim como para mim, poupar e economizar dinheiro não é tão fácil mas para alguns amigos parecia ser tão fácil.

Com o tempo fui percebendo que era uma questão de escolhas e atitudes que fazem diferença no longo prazo.

Mas vamos ao que interessa, as 10 dicas para economizar.

1 – Saiba onde seu dinheiro está sendo gasto. – É crucial para o sucesso que você saiba para onde seu dinheiro vai. Use um aplicativo, uma planilha ou pedaço de papel, mas só com esse controle você já identifica desvios que podem ser corrigidos.

 

2 – Separe o necessário do que você deseja. – É realmente necessário trocar de carro? Ou você só quer um carro mais novo? Para as mulheres, aquele vestido ou sapato novo!? Será que não dá para adiar ?

 

3 – Controle seu cartão de crédito. – Você está enrolado com o cartão ? Não consegue pagar a fatura toda ? SINAL VERMELHO. Pague sua fatura sempre totalmente e repense seus gastos no cartão, se não está conseguindo pagar sua fatura completa  VOCÊ ESTÁ GASTANDO DEMAIS.

 

4 – Poupe mensalmente. – É necessário criar o hábito de economizar dinheiro. Tá díficil? Começe, literalmente, com um cofrinho de moedas. Consegue poupar um valor mais considerável ? Invista em um das milhares de opções com retorno interessante como LCI, LCA, tesouro direto etc… Você verá o que são os juros trabalhando para você e não para o banco ou para operadoras de cartão de crédito.

 

5 – Reveja suas contas existentes. – É possível conseguir um seguro de carro mais barato? Assinatura de revista? Netflix ? Spotify? Está usando ? Dá pra cancelar ?

 

6 – Férias, presentes e outros – Você dá presentes caros para todos da sua família ? Nas suas férias você realmente precisar gastar tanto !? Ao invés de ir para o exterior não temos destinos atraentes e mais em conta no Brasil ?

 

7 – Água e Energia – Essas duas contas cresceram de maneira irreal nos últimos 2 anos. Hábitos como apagar as luzes, setar o ar condicionado para desligar sozinho, encurtar banhos, trocar lâmpadas por mais econômicas se tornaram opções inteligentes para evitar o desperdício.

 

8 – Planos e Serviços – É possível diminuir seu plano de minutos no celular ? Será que 15 MB de internet não são suficientes ao invés de 30MB ? É possível cortar a TV a Cabo ou pegar um plano mais em conta ?

 

9 – Luxos e prazeres – Todos temos nosso calcanhar de aquiles. Cervejas Artesanais ? Shows ?  Sapatos ? Diminua a frequência com que você se permite a comprar e gastar com estes luxos.

 

10 – Coma mais em casa – Se você sair toda semana para jantar fora e gastar 60 reais em um ano terá gasto no mínimo 3.000 reais. Por que não comer em casa mais vezes ? Se divirta fazendo sua comida.

Enfim, economizar é questão de escolha e hábitos. Tome sua decisão e trace um plano para alcançar suas metas.

 

Top Músicas mais tocadas do Brasil – YouTube [Atualizado]

6 dicas para ganhar dinheiro extra