in

10 dicas para vencer a procrastinação

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

É utilizado no sentido de negligenciamento de atividades, ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.

1 – Divida suas tarefas. 

As vezes achamos que a tarefa a ser realizada é muito extensa ou complexa. Portanto, para facilitar o ideal é começar por partes que aos poucos se completem. Por exemplo, se você precisar ler um livro de 500 páginas parece muito mas lendo 50 por dia já se torna mais viável.

2 – Mude seu ambiente.

Primeira coisa, um ambiente limpo e organizado atrai efetividade, então aquele faxina que você estava adiando pode ser o primeiro passo. Além disso procure ambientes iluminados e com objetos e utensílios adequados ao seu propósito.

3 – Defina prazos.

Coloque prazos para suas tarefas, eles nos ajudam a fatiar o tempo necessário para cada atividade. Esses prazos podem ser diários, semanais, mensais e até anuais, seja realista e comprometido com eles.

4 – Elimine seus maus-hábitos.

Geralmente nós sabemos aquilo que nos causa atrasos e nos faz procrastinar. Ficar no Facebook? WhatsApp? TV? Se policie para aos poucos ir mudando seu comportamento, você não irá deixar de fazer as coisas que gosta mas com o tempo irá aprender  a dedicar o tempo e a quantidade de tempo adequada para cada atividade.

5 – Mantenha-se inspirado.

Procure pessoas que sejam produtivas. Assista vídeos de motivação. Mantenha seu quarto, sala, escritório, sua mochila! Organizados e limpos.

6 – Companheirismo.

É possível ter um colega de estudo ? Ou no trabalho uma pessoa que você sabe que trabalha bem!? Aproxime-se, essas pessoas podem atuar como motivadores por exemplo para você. E se afaste (não precisa ser para sempre rs) de pessoas que não tenham foco em suas atividades e que sejam desmotivadas, em determinados momentos essas pessoas podem atuar como âncora para você, e isso acontece sem maldade.

7 – Anote e converse sobre suas metas.

Faça uma lista de suas metas para não se perder. E se achar pertinente fale com as pessoas mais próximas a você sobre suas metas e objetivos, isso levará você a um grau maior de comprometimento com a atividade, até porque eventualmente vão lhe perguntar como andam suas metas.

8 – Busque a experiência de quem já chegou lá.

Está se preparando para um concurso? Procure conversar com quem já passou por isso.

Está querendo criar hábito de fazer atividades físicas? Procure um profissional ou aquele amigo que você sabe que já faz isso naturalmente há anos.

Essa ajuda hoje em dia é até mais fácil! YOUTUBE está cheio de gente compartilhando suas histórias e o seu dia-a-dia. =)

9 – Repense suas metas e objetivos.

As coisas estavam indo bem e começaram a desandar ? PARE e PENSE nas suas metas iniciais. Reveja suas estratégias e seus passos até aqui. É possível tirar um dia para pensar e planejar melhor sua vida ?

10 – Just Do It – Apenas Faça.

Não cometa o erro de estar sempre lendo ou assistindo videos e não começar nada.

Quer ler um livro ? Abra o livro e leia.

Quer fazer atividade física ? Saia e vá correr ou caminhar.

Quer fazer uma pós graduação ? Procure uma faculdade e se matricule.

A vida passa rápido e precisamos aproveitar o tempo para chegar a algum lugar. Ficar à toa é bom! Mas já fazemos isso demais!

A última dica é um video do youtube que pode abrir seus olhos:

(está em inglês mas tem legendas).

Os 6 Piores Mascotes Olímpicos

Os 7 piores serial killers Brasileiros