in

10 países que baniram vestimentas islâmicas

Niqab, hijab, chador e burqa. Onde são proibidos ?

A proibição de roupas femininas tradicionais como burqa, chador, hijab e niqab é um assunto polêmico e em alta devido ao número de países que tem banido o usado de tais vestimentas.

Antes da lista dos locais que recentemente aprovaram esta proibição, vamos entender a diferença entre niqab, chador, burqa e hijab.

10 – Varallo Sesia – Itália

Cidade com prefeito focado em leis anti-imigração que for pego com essas roupas paga uma multa de até 500 euros.

9 – Bélgica

As burqas foram banidas da Bélgica em 2011 bem antes dos atentados de Março de 2016.

8 – Stavoropol – Rússia

Na região de stavoropol na Rússia estudantes foram proibidos de utilizar estas vestimentas em escolas públicas. Nesta região moram cerca de 270 mil muçulmanos  o que fez com que tensões políticas e sociais ficassem ainda mais complicadas.

7 – Holanda

Na Holanda a proibição ainda não é válida mas várias legislações estão tramitando para banir o uso dessas roupas. No momento a legislação válida somente proíbe uso em locais públicos com uma multa de 405 euros para quem as infringir.

6 – Camarões

Depois de 2 atentados terroristas em Julho de 2015 uma região do norte do Camarões aprovou legislação banindo roupas que cubram o rosto todo.

5 – Reus – Espanha

A cidade de Reus que fica a 80 km de Barcelona aprovou em 2014 uma proibição de burqa e niqab. Porém a Suprema Corte Espanhola proibiu a aplicação de multas para quem infringir a lei.

4 – França

A França baniu o uso de burqas em 2011 e foi o primeiro país na Europa a fazer isso.

3 – Egito

Apesar do Egito ser um país predominantemente islâmico o Governo estuda uma proibição de uso de burqas e niqabs em espaços públicos. Especialistas que estão ajudando a formular a lei indicam que o uso dessas roupas não é obrigatório segundo o Alcorão.

2 – Chade

Em 2015 um atentado realizado pelo Boko Haram matou 34 pessoas, a partir daí o governo do Chade decidiu proibir o uso de roupas que cubram totalmente o rosto até mesmo em locais particulares.

1 – Universidades da Síria

Pode parecer uma surpresa mas a Síria tem uma proibição parcial a burqas e niqabs desde 2010 que se aplica somente em universidades. Em áreas atualmente contoladas pelo estado-islâmico é obrigatório o uso de niqabs, mulheres que se recusam a utilizar são severamente punidas.

Os 10 países mais seguros do mundo

As 10 maiores raças de cachorros do mundo