in

10 passos para ser uma pessoa melhor

Como posso me tornar uma pessoa melhor?

Melhorar é um processo. Exige tempo e dedicação mas resultados são logo vistos. Ser uma pessoa melhor pode significar muita coisa: ser um bom profissional, ser um bom pai, uma pessoa justa, ser um bom cristão, ser uma pessoa dedicada aos estudos enfim… não é possível limitar ou categorizar o ser humano, contudo, vamos tentar dar dicas que se apliquem a todos.

“Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem.” Ralph Waldo Emerson

1 – Dê mais elogios. – Elogios são tão raros. Crie o hábito, sem banalizar, de dar elogios quando devidos. Reconhecer as pessoas e o seu esforço é gratificante para elas e para você.

2 – Não dê desculpas. – Dê resultados, dê soluções, faça críticas e participe do processo. Embarreirar as coisas não adianta e nem resolve nada. Além disso você pode passar a ser evitado por ser rotulado como uma pessoa que não se dispõe às situações que se apresentam.

3 – Abandone a raiva e o rancor. – Apesar de serem emoções naturais é preciso que tenhamos controle delas e nossas reações não sejam mero reflexo delas. Roya R. Rad professor PHD sugere que para controle emocional as pessoas, anotem, rezem, meditem ou tentem organizar seus sentimentos.

controle-de-sentimentos

 

4 – Seja honesto e direto. – Ser direto não quer dizer ser seco ou ríspido com os outros, quer dizer, ser claro e conciso. Procure articular melhor suas idéias tentando uma conversa consigo mesmo e imaginando eventuais situações. Como por exemplo, se acontecer isto comigo, qual a melhor maneira de eu reagir ?

5 – Seja disponível – Se coloque a disposição dos outros, tente ajudar no que for possível. Tente ter mais empatia pelo que os outros passam. É importante não confundir as coisas e não abraçar o mundo como também não se encher de responsabilidades alheias.

6 – Escute mais. – Aprenda a ouvir mais. Peça opiniões  e busque saber o referencial dos outros. Podemos aprender muito somente observando. Além do que é não é elegante ser a pessoa que mais fala sempre. Quando você escuta alguém você valoriza essa pessoa.

7 – Atue na sua comunidade. – Se tiver que fazer doações faça para pessoas ou entidades perto ou vizinhas a seu bairro. Atue para melhorar a sua comunidade. Lembre-se que você é responsável também pelo que se passa onde você vive. Isto quer dizer que você deva se meter em tudo. Mas por exemplo, cobrar as entidades públicas responsáveis pela limpeza e iluminação pública se não tiverem de acordo. Ou pela grana e pintura que podem estar precisando de cuidados.

8 – Seja aberto a mudanças. – Essa as vezes é difícil mas precisamos estar aberto a mudanças! Muitas as vezes estamos batendo cabeça tentando entrar por uma janela trancada quando temos uma porta aberta do lado. TENTE estar mais atento a outras possibilidades de solução para outros problemas que você possa enfrentar. THINK OUT OF THE BOX.

9 – Se prepare! – Uma vez eu vou que “A vitória ama a preparação!” e é a mais pura verdade. Entrar em uma reunião despreparado ou tentar correr uma maratona de 42km sem treino é buscar o fracasso. O Improviso deve ser exceção e a preparação a regra.

10 – Surpreenda as pessoas. – Entregue antes do prazo. Dê presentes inesperados. Se antecipe às situações. Ame mais.

Que bom que você visitou nosso site buscando ser uma pessoa melhor! Esperamos ter te ajudado!

Deixe sua dica ou comente o que tem dado certo para você ser uma pessoa melhor.

 

As 10 raças de cachorros mais fiéis ao dono

Os 10 livros mais vendidos de 2016