in

10 Vulcões mais perigosos e em atividade no mundo

Quais são os vulcões mais perigosos do mundo ?

Já passamos da época em que erupções vulcânicas eram consideradas castigos divinos, contudo o risco é presente em nosso planeta com tantos vulcões que ainda apresentam risco de entrar em erupção.

Segue a lista de vulcões que podem entrar em erupção e causar desastres locais e globais:

1 – Yellowstone – Estados Unidos

Localizado no parque nacional de yellowstone que atrai milhares de turistas todos os anos. A última super-erupção em nosso planeta foi a 640 mil anos atrás e aconteceu na região deste parque. Ao contrário de vulcões normais super-vulcões não tem a forma cônica e tem formato de caldeira como o da foto acima.

2 – Monte Vesuvio – Itália

Localizado na cidade de Campagnia na Itália é um dos mais perigosos do mundo. A última vez que entrou em erupção foi em 1944 normalmente entra em erupção, mesmo que pequena, a cada 20 anos. É de alto risco pois fica porque 3 milhões de habitantes moram em proximidade deste vulcão.

É um dos mais famosos vulcões pois em 79 AC entrou em erupção dizimando as cidades de Pompéia e Herculano.

3 – Popocatépetl – México

Está localizado a 55km da Cidade do México onde moram 9 milhões de pessoas. Já entrou em erupção mais de 20 vezes desde 1519.

4 – Sakurajima – Japão

Este vulcão já foi uma ilha em si, porém na erupção de 1914 tanta lava foi lançada que a ilha se conectou ao continente. São frequentes as micro-erupções neste vulcão. A cidade de Kagoshima possui até abrigos especiais para proteger as pessoas de objetos que possam ser lançados por uma erupção.

5 – Galeras – Colômbia

Este vulcão já está ativo a mais de 1 milhão de anos. A cidade mais próxima é a de Pasto que tem 450 mil residentes. Desde 2000 entrou em erupção quase todo ano lançando cinzas, lava e causando pequenos tremores de terra.

6 – Monte Merapi – Indonésia

Monte Merapi significado Monte de Fogo, nome justo para o vulcão mais ativo da Indonésia. A cidade mais próxima é Yogiakarta. Geralmente lança fluxos de lava que percorrem cerca de 4 a 6 km a uma velocidade de 100km/h. Em 2010 numa erupção 353 pessoas morreram e 320 mil ficarão desabrigados.

7 – Monte Nyiragongo – República Democrática do Congo

É um dos mais ativos vulcões da África. Possui grandes rios de lava líquida que assustam que vive em comunidades próximas ao vulcão.

8 – Ulawun – Papua Nova Guiné

É o mais ativo de Nova Guiné e possui um registro de 22 erupções desde o ano 1700.

9 – Taal – Filipinas

Localizado na ilha de Luzon nas Filipinas ele fica no meio do lago Taal. Ele fica a apenas 42 km de Manila que é a capital das Filipinas e lar de 1.6 MIlhão de habitantes.

10 – Mauna Loa – Havaí

Em termos de volume e área este é o maior vulcão do mundo. A ilha do Havaí possui ainda outros 4 vulcões.

Este vulcão entra em erupção regularmente a pelo menos 700 mil anos e sua mais recente erupção foi em 1984. Além do risco do vulcão em si ele ainda pode causar deslizamentos massivos que podem gerar terremotos e mega-tsunamis.

8 hábitos de pessoas ricas

10 frases mais populares de Neil deGrasse Tyson