in

11 Curiosidades sobre a Arábia Saudita

Como é a vida na Arábia Saudita ?

Gigante da indústria do petróleo a Arábia Saudita faz fronteira com Iemen, Oman, Emirados Árabes, Qatar, Kuwait, Iraque e Jordânia. É o País dominante da Península Arábica e uma das poucas monarquias absolutas restantes no mundo e é lar de importantes cidades para o mundo islâmico. É conhecida como “A terra das duas mesquitas sagradas”.

Mas vamos as curiosidades sobre o reino da Arábia Saudita.

11 – Não há eleições, parlamento, partidos políticos.

É um Reino absolutamente monarca, hereditário e autocrata nas linhas do Islã. Por um decreto real assinado em 1922 o monarca regente precisa seguir a Sharia e o Alcorão.

10 – Lar das Cidades Sagradas do Islã

A Arábia Saudita é o local de nascimento do Islã e lar de dois locais sagrados para a religião islâmica. Mecca e Medina. Um dos cinco pilares do Islã dita que todo fiel deve peregrinar a Mecca pelo menos uma vez na sua vida desde que possua saúde e condições financeiras.

9 – Execuções frequentes

Execuções são extremamente comuns na Arábia Saudita, estima-se que a cada 2 dois 1 pessoa seja executada. A execução geralmente ocorre através de um golpe de espada, o que tem sido difícil é encontrar executores hábeis a realizar a tarefa, diante disso no futuro fala-se em alterar as execuções para pelotão de fuzilamento. É o 5º país com mais execuções por ano no mundo.

8 – Grandes Reservas de Petróleo

Metade do PIB do Reino vem de produtos derivados do Petróleo. Apesar de ter petróleo cru extraídos já a decadas o campo Ghawar ainda possui estimados 75 bilhões de barris de petróleo a serem extraídos. A Arábia Saudita possui 22% do petróleo de todo o mundo.

7 – Maior País do mundo sem um Rio

É o 13º maior País do mundo com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados. 95% do seu território é deserto ou semi-deserto e tem uma temperatura média de 45º centígrados.

6 – Família Real Rica

Rica é pouco. As riquezas da família real da Arábia Saudita é de 14 trilhões de dólares. São quase 7.000 príncipes e 30.000 membros em toda a família real. A Aramco nome fantasia da indústria de petróleo rende a família real cerca 270 bilhões de dólares por ano.

5 – Punições Duras

Já falamos das execuções que são comuns mas vamos falar também sobre outras punições que também são extremamente duras. Os juízes do Reino julgam seus casos basicamente sob a interpretação islâmica radical assim como é feito no Estado Islâmico.

Há punições como decepar mãos, pés e apedrejamentos.

4 – Cidade de Tendas com Ar Condicionado

Originalmente peregrinos traziam suas tendas para acampar mas nos anos 90 o governo instalou tendas de algodão para facilitar a peregrinação, contudo em 1997 um incêndio de grandes proporções matou 350 peregrinos. Daí foi criada uma estrutura renovado de tendas para os peregrinos com tendas, cozinhas, banheiros e tudo com ar condicionado.São 100 mil tendas para até 8 pessoas cada.

3 – Problemas de Lingerie 

Mulheres são proibidas de trabalhar fora de casa na Arábia Saudita, o problema é que homens então trabalhavam em lojas que vendiam roupa íntima feminina. Mulheres ativistas então começaram a protestar parar reverter essa situação levando o Rei a editar um decreto real banindo homens de trabalhar em lojas de roupas íntimas femininas.

O decreto sofreu muita crítica por fundamentalistas que acreditavam que mulheres trabalhando fora de casa em qualquer situação era uma violação da Sharia. O decreto ainda é válido.

2 – Um dos maiores orçamentos militares do mundo

Para um País de apenas 33 milhões de habitantes o orçamento militar é extremo. É o 4º maior orçamento militar do mundo ficando atrás apenas de EUA, China e Rússia. Em 2015 foram destinadas as forças armadas quase 87 bilhões de dólares ou mais de 200 bilhões de reais.

1 – Importadores de Areia e Camelos

Apesar de ser um País coberto de areia, ela não pode ser usada para construção civil. O Reino importa areia da Austrália. Também importam camelos da Austrália geralmente para transporte de pessoas e mercadorias.

10 coisas inusitadas que cães podem cheirar

Os 20 maiores artilheiros do Flamengo